segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O cotidiano e a felicidade




“Todas as pessoas no mundo buscam a felicidade, mas a felicidade não está perdida.” (100 pensamentos zen-budistas para uma vida melhor, p. 52)

Ser feliz é tudo o que se quer! Buscamos incansavelmente durante nossa vida – às vezes até com sofrimento – e sempre achamos que a felicidade é um grande evento, um grande acontecimento. Não percebemos que raramente ela é um grande evento como o nascimento de um filho muito esperado, uma recuperação de uma doença ou uma conquista material, espiritual ou financeira. 

A felicidade está nas pequenas coisas do cotidiano, e precisamos estar atentos para perceber e nos deliciarmos com ela. Por exemplo: no momento em que estamos fazendo uma comida e todos estão em volta, conversando ou beliscando. Ou quando você está em volta da mesa com toda a família reunida num simples almoço, ou quando, depois de dias chovendo, o sol aparece e nos aquece. Ou ainda, quando chegamos a nossa casa e nosso bicho de estimação nos espera na porta, ou conversando com amigos do coração. Nesses momentos há sempre a sensação de paz, amor, tranqüilidade, equilibro, isso é felicidade. 

Ser feliz é tudo o que se quer, mas precisamos aprender que a felicidade está sempre pertinho de nós – é só não complicarmos e estarmos atentos a ela constantemente, porque ela não está perdida! 

Boa procura e bons ventos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário