segunda-feira, 21 de novembro de 2011

REUNIÃO DE FAMILIA 2



O momento presente, o agora, este instante. É a única coisa real que temos nesta vida e é tão difícil compreender e aceitar esta verdade.  Estamos sempre ou no passado ou no futuro e acabamos não vivendo: ou estamos chorando pelo que deixamos de fazer ou projetando um futuro onde seremos felizes. Acabamos vivendo de sonhos e não da realidade que nos cerca.  Pena que só temos o vislumbre dessa verdade quando ficamos doentes e impossibilitados de fazer coisas que nem sempre percebemos que são fundamentais para nós, como comer, respirar, caminhar e sorrir. E quando o susto passa voltamos a ser os mesmos de sempre, sem enxergar novamente o que é importante nesta vida.

Neste domingo na nossa reunião familiar lemos um texto que dizia:

“O monge, abrindo a bolsa, tirou uma banana podre e  falou – esta é a vida que passou e não foi aproveitada no momento certo, agora é tarde demais.

Em seguida, tirou da bolsa uma banana ainda verde e falou – esta é a vida que ainda não aconteceu, é preciso esperar o momento certo.

Finalmente, tirou uma banana madura e falou – este é o momento presente. Saiba vivê-lo sem medo.” (Maktub, p. 95).

O segredo para viver bem e fazer com que esta vida valha a pena é não ter medo de errar, de tentar de novo quantas vezes for preciso. É saber aceitar que estamos sempre aprendendo todos os dias, não importa a idade, e reconhecer que às vezes os nossos instrutores são mais jovens e com sabedoria. Enfim, é estar aberto  a mudar sempre  que for preciso. Pense: para você é mais importante ter razão ou ser feliz?


4 comentários:

  1. Eu quero ser feliz e participar de muitos encontros com a minha família 2!!!

    ResponderExcluir
  2. Tá muito verdadeiro seu blog mãe!
    Ouço sua voz quando leio...saudade gigante!

    ResponderExcluir
  3. Que lindos os textos... tenho apreciado cada um de forma especial. Parabéns e continue sempre assim, iluminando nossas vidas!

    ResponderExcluir