segunda-feira, 14 de novembro de 2011

REUNIÃO DE DOMINGO


Ontem na nossa reunião familiar o texto específico para o dia 14/11/11 foi:
O mais importante é não deixar que o espírito se perturbe. O diálogo é a única maneira razoável e inteligente de resolver as diferenças e conflitos de interesse, tanto entre os homens quanto entre as nações. É imperativo promover uma cultura de diálogo e de não-violência para o futuro da humanidade.” (Dalai Lama - 365 meditações diária)
O Dalai Lama está certo, mas como é difícil dialogar quando os interesses são opostos e as pessoas estão convictas de que estão com a razão (de ambos os lados).  Mas, como tudo nesta vida é exercício, quanto mais cedo começarmos, mais rápido pularemos para outro desafio ou evolução espiritual. 
O texto lido em seguida complementou o que o Dalai começou:
“Evite criar inimizades. Cristo não foi capaz de agradar a todos, assim como você não será. Viva a vida conscientemente e trate bem seu semelhante. Agindo com as pessoas da mesma forma como gostaria que agissem com você, estará evitando inimizades. Habitue-se a colocar-se na posição dos outros para não cometer injustiças. O inimigo nada mais é do que alguém mais difícil de se conquistar.”  (Iran Ibrahim Jacob - Momento a sós)
Penso que colocar-se na posição do outro sempre nos faz perceber o problema sob outro ponto de vista e de forma mais ampla. Por que a verdade nunca está num lado só. Ao contrário: existe mais de uma verdade e ela depende do olhar, da vivência, da maturidade de quem olha. Basta lembrar de um filme e observar que cada pessoa tem a sua opinião sobre ele – e às  vezes bem diferente uma das outras.

3 comentários:

  1. Saudades dessas reuniões, tenho ido tão pouco...! E são ótimas! =D Parabéns, mõe!

    ResponderExcluir
  2. Isso é beeeeeeem verdade, heim?
    Adorei poder participar da reunião à distância! :)

    ResponderExcluir